Axiomas Pascais

Luciano McSilva
3 min readMar 31, 2024

--

S̶ã̶o̶ ̶P̶a̶u̶l̶o̶ Goiânia, 31 de março de 2024. Algumas pessoas já me perguntaram se eu não escreveria algum texto hoje, dada meu rito a pouco estabelecido de escrever sobre datas.

Pelo pouco tempo de pesquisa, não gostaria de ficar em algo polêmico e, portanto, decidi que não escreveria sobre o popular golpe revolucionário de 64 que ocorrera nesse mesmo dia décadas atrás. Vou falar novamente de religião, costumes pagãos e Jesus.

Jesus é amplamente reconhecido como uma das figuras mais influentes da história, desempenhando um papel crucial nas duas maiores religiões do mundo contemporâneo, ambas reconhecendo sua ascensão aos céus e sua posição ao lado de Deus.

Os islâmicos creem que ele ascendeu ao céu sem sofrimento, tendo sido levado por Deus antes da crucificação. Já os cristãos têm uma visão mais cristã do ocorrido, de sacrifício e ressurreição. E a Páscoa cristã é celebrada em memória do seu renascimento.

Mas voltemos ao feriado.

O ser humano é cheio de simpatias, crendices e superstições. E adora festejar. Considerando as estações do ano, celebrar a primavera e a chegada da vida é algo que permeia diversas civilizações.

Os japoneses celebram o Hanami, um festival dedicado às belas cerejeiras. A Tailândia tem em seu ano novo comemorado nesse período o festival Songkran, também relacionado limpeza e renovação espiritual para o novo ano que se inicia. China e Coreia também têm celebrações relacionadas ao renascimento da vida associadas à primavera. Mesmo no hemisfério sul, onde as estações são invertidas em relação aos nossos irmãos do norte, há essas celebrações. Astecas e Maias tinham na festa do milho, durante a primavera, uma de suas principais festividades.

Já falamos como o festival pagão à deusa Ostera[4] influenciou os ovos de chocolate, incluindo seu nome em inglês. E claro, a pascoa judaica, que é a origem do feriado cristão.

Não sei se a imagem é correta. Foi criada por IA e eu não verifiquei. Créditos: Bing Image Creator.

Mas se a primavera começa sempre no mesmo dia, por que a pascoa cristã muda tanto de datas?

A Páscoa cristã foi calendarizada no primeiro concilio de Nicéia, patrocinado pelo imperador romano, filho de Santa Helena (outras histórias, outros dias). E demonstrando que a igreja tinha exímios professores de matemática e lógica, querendo ainda se distanciar da páscoa judaica, criaram o seguinte axioma:

A Páscoa Cristã será celebrada no primeiro domingo subsequente à primeira lua cheia que ocorre após o momento em que o plano do equador terrestre, atravessando o centro do Sol, promove uma igualdade aproximada entre a duração da luz do dia e da noite em todos os pontos do globo, marcando assim o início da estação da primavera no hemisfério norte.

Enfim, esse ano caiu no dia 31 de março. Então feliz pascoa para você e todos seus entes queridos. E como celebravam todos os povos ao redor do globo (ou na superfície do plano, se você não for terrabolista) que seja um momento de renovação da vida e do espírito.

--

--