Feliz Natal para quem está certo e para quem está errado

Luciano McSilva
2 min readDec 26, 2021

--

A festividade do natal, principalmente para a cristandade, é uma data de união, perdão, ressignificação, acolhimento e renovação de esperanças.

Em um momento de tanta polarização, de nos sentirmos tão certos e os outros tão errados, refletir sobre a história dessa data que junta diversas tradições, personagens e até um quê de “fake news” sobre a data de nascimento de Jesus é de extrema importância.

Jesus de Nazaré não nasceu em Belém, nem dezembro nem tampouco como era de se esperar no ano 1 da era comum (vulgo depois de Cristo, ou d.c.). Jesus, como todos naquela época, era conhecido como Jesus de Nazaré por ter nascido em….Nazaré.

Nazaré é uma cidade ao norte de israel, próxima ao Líbano, a 25 km do mar da Galiléia. Em dezembro a região que está entre outono e inverno tem temperaturas muito baixas, alguns dias próximo de zero, o que impossibilitaria para um recém-nascido viver seus primeiros dias numa manjedoura. Sabe-se hoje que Jesus deve ter nascido em agosto entre os anos 7 e 2 antes Dele mesmo.

Na época de seu nascimento Cristo não era a referência do calendário e vigorava o calendário Juliano, contando os anos a partir da fundação de Roma (ab Urbis Condita, ou a.U.c). Foi só em 1278 a.U.c. (525 da era comum) que já sob forte influência católica no mundo optou-se por criar um novo calendário tendo o nascimento do Messias como referência. Um monge foi designado pelo papa João I para o cálculo, mas Dionísio, cometeu um pequeno, exíguo erro de cálculo. Fazendo um cálculo de traz pra frente, da morte de Jesus, ele identificara o ano de 753 a.U.c, esquecendo ali de pelo menos 4 anos na conta. Quem nunca errou um conta, né? Só que a dele literalmente entrou pra história.

Mas tudo isso não importa. Natal, que literalmente significa nascimento, é uma data de celebração. É uma data onde ao longo dos anos, tradições ditas hereges foram incorporadas a uma festa de amor e esperança. As diferenças são toleradas em nome da confraternização. É um momento fraterno onde buscamos o melhor de cada um. É algo para refletir muito no momento que vivemos.

Desejo que este natal seja repleto de amor e renovações de fé e esperança. Uma data que conseguiu juntar tanta coisa diferente, tantas tradições e pensamentos sirva de exemplo para todos nós.

Se conseguimos celebrar algo tão bonito em 25 de dezembro de um nascimento de outro dia, mês, ano e lugar, porque não manter essa compaixão por todos os demais dias do ano?

Feliz Natal, hoje e todos os dias.

--

--