Histórias do Lu — Regularizando minha vida digital

Luciano McSilva
4 min readJan 21, 2024

--

Essa semana acordei lembrando da minha intenção de regularizar minha vida. Depois de anos negligenciando iria finalmente regularizar minha situação junto ao DETRAN e, depois de mais de década, voltar a ter uma Carteira Nacional de Habilitação válida. Já está tudo combinado com o despachante, só falta eu colher minha digital.

Sabia que precisava ir de metrô até lá, mas suspeitei que precisava agendar. Dois minutos de google e minha suspeita estava confirmada. Entrei no site do Detran e fui à sessão para agendar coleta de biometria. Tudo intuitivo, última etapa era confirmar meu login pelo eGov, um aplicativo excelente e que eu realmente fiquei fã.

Uma pausa para o prólogo

Era dia 15 de novembro de 2.023, Proclamação da República. Um feriado que representa desde 1.899 a defesa da tradicional família brasileira num golpe ou revolução que expulsou Dom Pedro II do país.

Como era feriado, resolvi aproveitar o dia e saí para meu tradicional exercício de saúde física e mental de caminhar, correr e refletir sobre a vida imerso apenas nos meus próprios pensamentos por 1 hora, na pracinha perto de casa.

Como era feriado, três adolescentes desciam a rua montados em suas bicicletas e com armas na mão, em homenagem aos heróis da república que declararam o fim da monarquia. Me abordaram para uma conversa unilateral e num movimento pouco republicano e nada democrático decidiram que meu celular seguiria as celebrações do dia em posse deles.

A saga do login

Havia tempo que eu não utilizava o aplicativo eGov. Eu realmente acho que as integrações entre os sites governamentais ficaram bacanas. Apesar de ter um cadastro próprio eu sempre opto por fazer login pelo meu banco, o que me dá selo prata. Entrei pelo banco informando agência, conta, senha e token de dupla autenticação e voilà. Estou logado de novo. Mas encontrei uma mensagem diferente dessa vez, pedindo para eu digitar aqueles 6 caracteres de duplo fator de autenticação.

Esperei 5 minutos, olhei para as minhas mensagens de SMS e nada. Olhei meu e-mail, nada! Pedi para reenviar, e esperei de novo. Dessa vez 10 min. Como tudo falhou, resolvi ler o que estava escrito na tela com cuidado. E para minha surpresa a mensagem em três bullets, mas que dizia assim:

“O eGOV não manda SMS. A única forma de receber a mensagem é através de notificação do aplicativo no aparelho onde você se cadastrou a primeira vez. Se você não tem mais acesso ao aparelho, azar o seu. Preencha o formulário a seguir e boa sorte.”

Fiquei alguns segundos relendo para tentar acreditar. Mas sou brasileiro, e não desisto nunca e procrastino sempre. Mas aqui não dava mais para procrastinar. Entrei pedindo o reset da conta. Novamente pede login, senha, fiz tudo. E adivinhem onde parei? Na tela onde aguarda a mensagem do aplicativo. Fiz tudo de novo agora pedindo o reset pela conta do meu banco.

Vejam: eu tenho que ter meu cadastro no banco, por força de lei, atualizado. Entrei informando agência, conta, senha e token que só foi me passado depois de prova de vida e reconhecimento facial pelos bancos. Mas sabe como é, brasil não é para amadores, e segurança nunca é demais. O eGov pede para que eu confirme com o código enviado por notificação no aplicativo. A melhor forma de descrever como eu me senti é através de um emoji: 🤡.

Definitivamente teria que preencher o supracitado formulário se quisesse que meu cadastro saísse do cativeiro virtual onde ele se encontra.

Como meu cadastro está no cativeiro e mostrando que não é só a Caixa Econômica Federal que tem um bom sistema de realidade aumentada, os s̶e̶q̶u̶e̶s̶t̶r̶a̶d̶o̶r̶e̶s̶ funcionários do governo exigem que seja enviado uma foto do dia, com um documento com foto, CPF e uma papel escrito de próprio punho a data do dia. Sério!

Vejam a imagem de exemplo do próprio site de ajuda do governo. Não se iluda pelas cores alegres. Estamos todos sob tortura aqui. Perceba nas nuances dos olhos da moça retratada na imagem como ela sofre e faz um sorriso falso.

Imagem mostrando como deve ser a foto para solicitar o reset de senha junto ao eGOV

Claro que as histórias comigo possuem uma camada adicional de sarcasmo e ironia! Eu não tenho mais o original dos meu RG e para quem não sabe, eu não possuo CNH. E os demais documentos não são aceitos. E claro, novamente, que eu moro na única das 27 unidades da federação que não emite o novo RG nacional. Eu não gostaria de tirar um novo RG, ganhar um novo número, sendo que em poucos meses esse documento deixa de existir e CERTEZA vai ter alguma coisa maluca que vai acontecer se eu tirar esse número novo. Tirar o RG não é uma opção razoável.

Voltei ao site do governo e resolvi encará-lo de frente! Há uma última opção! Eu sempre quis tirar meu certificado digital. Facilitaria o envio e restituição do imposto de renda, e….e eu sempre quis ter um certificado digital. E com certificado digital eu provaria que eu sou eu, poderia entrar no eGov e fazer tudo que eu preciso fazer.

Entrei no site da SERPRO, e vi que eles possuem um certificado digital do tipo e-CPF a um preço bem atraente. Pensei em pegar o de 3 anos, para diluir o custo e brincar por mais tempo. Clico no comprar para ver o que preciso fazer, se precisaria ir até alguma loja para prova de vida. Para minha alegria é tudo online. Você só precisa agendar um horário com eles para uma entrevista virtual.

Ah, e precisa antes ir ao DETRAN para colher sua digital caso ainda não tenha. Mas eu já estava cansado; no começo da semana vejo como faz para agendar a coleta da minha biometria.

--

--